A rotina de bilhões de pessoas no mundo mudou com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Novas medidas de proteção e comportamento tiveram que ser adotadas. Estabeleceu-se um novo modo normal de viver e o uso diário de máscaras de proteção passou a ser obrigatório, forçando as pessoas a esconder o que há de mais belo no ser humano: o sorriso. O sorriso é uma linguagem universal, capaz de melhorar as relações interpessoais através da transmissão de sentimentos como amabilidade, cortesia e simpatia. “Ao sorrir, o cérebro libera substâncias que provocam sentimentos de prazer e felicidade, gerando a sensação de bem-estar”, complementou a cirurgiã- -dentista, Aline Leindecker Moraes.

Não obstante, cuidar da saúde bucal é imprescindível para manter uma boa autoestima e uma boa saúde geral. A pandemia trouxe consigo diversas consequências emocionais devido ao isolamento social, evidenciando, ainda mais, a importância dos cuidados pessoais. “Considerando a saúde geral, nós dentistas sempre alertamos que a saúde começa pela boca. Inicialmente, uma boca saudável permite uma boa mastigação e consequentemente uma boa nutrição, essencial para uma imunidade adequada”, explicou Aline. Aline também ressalta que, pacientes com problemas bucais apresentam complicações cardíacas e pulmonares, decorrentes da contaminação sanguínea por microrganismos provenientes de infecções bucais, como a endocardite, a pneumonia, dentre outras.

                                         

Assim, ao analisar os efeitos da covid-19, que impactam principalmente nos órgãos vitais, percebe-se a importância de uma saúde bucal em dia. “Estamos vivendo tempos difíceis. E é por essa e outras razões que devemos cuidar da nossa saúde bucal. Quando alguém está satisfeito com o próprio sorriso, se torna mais confiante, otimista e feliz, e isso, reflete em toda saúde física e psicológica”, disse. “Com muita fé, perseverança, mas, acima de tudo, muitos cuidados, a rotina vai voltando ao normal e logo poderemos ver, novamente, todas as sensações e emoções transparecidas em cada sorriso”, encerrou otimista.

-Especialista em Periodontia
-Especialista em Implantes dentários
-Aperfeiçoamento em design do sorriso e lentes de contato dental
-Aperfeiçoamento em atendimento a pacientes diabéticos

CRO-MT 4690

 

Rua São Luis, nº 229 NE
Centro, Campo Novo do Parecis/MT
CEP: 78360-000
Tel.: (65) 3382-3006 / 99668-3006