História de Samila

   Há 25 anos, precisamente em 1995, chegava à Campo Novo do Parecis Samila Dalva de Jesus Silva, dando início a uma trajetória de lutas e desafios. Hoje, com 38 anos, nascida em Itapuranga – Goias, mãe de Heloá e Rebeca, filha do Sr. José, residente do bairro Boa Esperança e Srª Joana, in memoriam, ela divide um pouco da história, dos sonhos e das conquistas de uma jovem adolescente. Samila casou-se, em dezembro de 1998, aos 17 anos. Data que foi um grande marco em sua vida pessoal. Realizou um sonho, testemunhado por pessoas maravilhosas. “Tenho carinho especial por cada uma delas, porém, alguns infelizmente já não estão mais entre nós”, disse. Entre os anos de 2000 e 2005, Samila fez seu curso de Graduação em Tangará da Serra. “Era exaustivo, saíamos em torno de 17 h e retornávamos de madrugada. Lembro-me que nos acostumamos com o famoso “balanço da busão”, pois naquela época enfrentávamos muitas dificuldades para estudar e nos capacitar profissionalmente. As estradas eram bem ruins, com muitos buracos. Muitas vezes ficávamos na estrada com problemas mecânicos no ônibus, ou pneus”, relembrou, complementando que foram tempos difíceis, pois era necessário deixar filhos e maridos ou esposas em casa para ir à luta. Seu sonho era cursar Odontologia. “Porém, devido a falta de condições financeiras não consegui.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Samila e as filhas Rebeca e Eloá Samila e suas duas filhas Eloá e Rebeca

 Minha Origem

   Minha origem é de família humilde, mas todos honrados e honestos, assim optei por cursar Ciências Contábeis, era o curso mais barato e o que eu mais me identificava. Mas, mesmo assim, ainda tive que financiá-lo pelo programa FIES, uma oportunidade nova na época, dada pelo Governo Federal”, compartilhou. Samila relembra que os materiais didáticos, como livros e apostilas, eram caros e não existia a tecnologia facilitadora de hoje, através da internet, bibliotecas virtuais e tantos outros. “Tudo tinha um custo e para poder ter renda e ajudar no orçamento busquei alternativas. Uma delas foi fazer salgados para serem vendidos num bar, que minha irmã Joelma tinha na época, localizado no bairro Boa Esperança. Além disso, eu trabalhava fora e ajudava minha mãe em várias atribuições como filha”, rememorou. Mesmo diante de tantas dificuldades, Samila se orgulha do curso que escolheu e se sente realizada profissionalmente. “Me apaixonei e mudei complemente a minha visão, me inspirei na professora e Coordenadora do Curso, Elcida. Concluí a faculdade em agosto de 2005 e logo após a conclusão me mudei para Brasnorte – MT. Pós formada, tive a oportunidade de realizar mais um sonho, ao abrir uma Autoescola CFC – AB SINAL VERDE, empresa existente até hoje e destaque no ramo”, disse. Em 2006 retornou para Campo Novo do Parecis. O casamento passou por algumas crises e culminou num divórcio. Samila decidiu seguir sua vida, mesmo com muita batalha, criando e educando suas duas filhas, uma delas recém-nascida. Em busca de emprego, passou a trabalhar no período noturno, como classificadora de algodão. “Lembro de não conseguir oportunidades, já que eu tinha um bebê recém-nascido para cuidar. Mas não desisti. Aceitei a oferta e foi uma decisão sábia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Saindo da Câmara dos Deputados Federais na Companhia da Prof. Adriana de Sorriso, MT, do Prof. Victorio Gali(Deputado Federal naquela época) e do Jeferson, servidor do nosso Campus, em Julho de 2018.

 

 Trabalho

Ao terminar o contrato, fui convidada a compor a equipe administrativa na Fazenda Três Marcos, 40 km longe da cidade. Aceitei a oportunidade, pois precisava me reestabelecer profissionalmente e até mesmo pessoalmente”, comenta. Já em 2008 iniciou uma especialização pela Unirondom, em Cuiabá, na qual precisava estar presente a cada 15 dias. “Iniciei a graduação grávida e concluí com a minha filha Rebeca no colo. Era engraçado de ver, eu comendo apenas com uma mão no intervalo das aulas e amamentando ao mesmo tempo. Tudo tão corrido, mas tão necessário para poder alcançar meu objetivo, que era ser Especialista em Auditoria e Gestão Tributária”, disse satisfeita, agradecendo à Fazenda do Grupo Três Marcos, na pessoa de Junior Massanobu Utida, e aos que nela acreditaram. Prestou o primeiro concurso que teve em Campo Novo do Parecis – MT para dar início à implantação do Campus do IFMT e foi classificada. Ainda em 2009 recebeu um e-mail com um cartãozinho de natal que dizia “Feliz Natal, você foi nomeada para o Concurso”, e em 26 de Janeiro de 2010 iniciou as atividades na instituição. Foi convidada em 2012 pelo o então Reitor, José Bispo Barbosa, para assumir o cargo de Diretora de Administração e Planejamento do Campus. Desde então  permanece no cargo, onde passou  pelas gestões de todos os Diretores Gerais: Darlon, Américo e Fábio, à frente da instituição atualmente.

   

 Saindo da Câmara dos Deputados Federais em direção ao Senado Federal. Na companhia da prof. Adriana de Sorriso, MT, do prof. Victorio Galli( Deputado Federal naquela época) e do Jeferson, servidor do nosso Campus, em Julho de 2018.

 

   Uma dor imensurável

   Poucos meses após assumir o cargo, Samila perdeu sua mãe em um acidente de trânsito. “Capotei o carro retornando de Cuiabá, eu havia levado ela a uma consulta de rotina no psiquiatra, pois ela estava enfrentando uma depressão, eu era a filha que sempre a acompanhava. Ela estava no banco do carona, na frente, e atrás estavam as minhas duas filhas. Paramos em Progresso, perto de Tangará, para comprar frutas, minha mãe não quis mais usar o cinto de segurança, alegou estar apertando a barriga. Eu estava em uma velocidade em torno de 80 km/h e veio uma Ranger branca, sentido Cuiabá, mão contrária à minha, essa Ranger estava em uma velocidade muito alta e engolindo faixa. Para não bater de frente, ao tentar desviar, puxei o volante. Perdi totalmente o controle do veículo e capotei o carro. Capotamos várias vezes, até que eu vi o corpo de minha mãe ser lançado para fora do carro... o SAMU foi acionado. Vi minha mãe caída ao chão. Desesperada, percebi ali que a tinha perdido. Deus tirou eu e minhas filhas intactas do carro, que deu perda total. Após a perda da minha mãe, pensei em entregar o cargo no IFMT. O Reitor e o Diretor me pediram para ficar uns dias em casa descasando, mas eu não queria ficar em casa chorando, então eu ia para o trabalho, mas só eu sabia o que se passava na minha cabeça e em meu coração. Muitas e muitas vezes fechei a porta de minha sala e mesmo que batessem até quase derrubar, eu não abria. Eu precisava chorar naquele momento e em paz. Enfim, enfatizei essa parte da história, não porque quero que sintam pena de mim, pois eu não gosto de ser motivo de pena, eu só quis demonstrar que eu achava que não ia conseguir e muitos pensavam isso também, mas me fortaleci no trabalho e cada vez buscava mais e mais. Precisava provar a mim mesma que eu era capaz e que eu conseguiria, afinal, Deus acabava de dar a mim e às minhas filhas uma segunda chance de vida e eu não poderia desperdiçar, além de tudo, minha mãe, que também era a mãe das minhas filhas enquanto eu trabalhava, tinha partido para sempre e coube a mim ser mãe, pai e avó”, compartilhou emocionada. Para tentar superar o trauma, Samila fez terapias e conseguiu vencer. “Quando me perguntam se dói, respondo que sim. Dói e muito! Mas Deus é a resposta de tudo. Portanto, apeguem-se ao Senhor e Ele lhe dará a resposta. Agradeço aos amigos de trabalho mais próximos, que sempre me deram a devida atenção, aos amigos pessoais, que nunca me abandonaram, aos Pastores e Pastoras e, principalmente à minha família pelo apoio, mas, acima de tudo, agradeço a Deus”, reconheceu.   

                                                                                                                                                                   

                     

 Deputado Neri Geller ao Campus Campo Novo do Parecis, quando ele indicou recursos de emenda para o laboratório de defensivos e também para o auditório do Campus.

.

A conquistas para o IFMT                                                                                                      

   A conquistas para o IFMT “Como Diretora de Administração e Planejamento, tive a oportunidade de poder ajudar a conquistar muitas coisas que eram de extrema necessidade para o nosso Campus: construção do bloco de laboratórios de Agronomia; Cabeamento Estruturado de todo o Campus; Reestruturação Elétrica do Campus; Pavimentação em Blocos de concreto em todo Campus; Troca de quase toda a frota de veículos; Ampliação e implementação dos laboratórios de informática; Reforma e pequena ampliação do Restaurante Universitário; Reforma e adequação dos alojamentos Feminino e Masculino; Instalação de Bancos em todo o bosque do Campus e ampliação e cuidados com os jardins; Reforma total no espaço da zootecnia e da pecuária; Implantação de aviário para melhorar a produção de ovos; Barracão no Setor de Zootecnia e produção; Aquisição de novos implementos agrícolas e maquinários para a área de produção vegetal; Reforma do bloco do vestiário; Reforma do Laboratório de Agroindústria; Aquisição de 4 novas salas grandes modulares, ampliando a Biblioteca e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP); Reforma da Quadra de Esportes; Aquisição de aparelhos de ar condicionado; Reforma de salas de aula e transformação em novo espaço para sala dos professores, incluindo todo o mobiliário e equipamentos; Reforma total do Bloco do NAPP e Instalação e implantação do “Arquivo Deslizante do Campus”; Aquisição e investimentos em acervos para a biblioteca; Reforma em residências para servidores; Investimentos no Setor de Horta; Regularização da Escritura Pública do Campus; Construção da Pista de Atletismo; Aquisição de câmaras frias novas para o Restaurante e Laboratórios; Investimentos em equipamentos para laboratórios; Aquisição de diversos maquinários, equipamentos e mobiliários para o Restaurante do Campus; Troca de mobiliários em diversos setores; Investimos no Setor de     Bovinos; Informatização do Campus em todos os setores; Construção de passarelas cobertas, interligando os prédios com acessibilidade e construção da área de vivência; e Construção de casa e laboratório de defensivos”, elencou. Atualmente sua busca é pela reforma do Prédio Administrativo e para a construção de um auditório para o campus, um sonho de todos. “esde que assumi o DAP, em parceria com os diretores e reitores, estamos sempre em busca de reformas, manutenções e investimentos para nosso Campus”, comDpletou, enfatizando que é a transformação do IFMT de Campo Novo do Parecis o objetivo de seu  trabalho. “Foram  muitas mudanças, investimentos em tecnologia, equipamentos, maquinários, mobiliários, infraestrutura, bolsas para projetos de pesquisa e extensão e incentivos com desenvolvimento tecnológico”, nota. Samila confessa que tudo isso só foi possível graças à equipe envolvida, que vestiu a camisa e ajudou a realizar tantos sonhos. “Minha gratidão por todos, em especial ao Vereador Gilberto Vieira de Melo, Vereador Dionardo Mendes, Deputado Federal Valtenir Pereira, Deputado Federal Victório Galli e Deputado Federal Neri Geller, que buscaram, reivindicaram e troxeram benefícios ao nosso Campus. Também não posso deixar de mencionar o primeiro Reitor do IFMT, que fez um trabalho excelente de constituição dos 19 Campi do IFMT, José Bispo Barbosa, por ter atendido todos os pedidos de Campo Novo do Parecis e por ter me ajudado profissionalmente frente à gestão do Campus. A todos os diretores gerais do IFMT CNP, que fizeram um excelente trabalho, mas especialmente ao Fábio, que sempre apoiou e lutou junto na busca de recursos orçamentários, dando autonomia e liberdade às minhas idas e vindas à Brasília em busca de recursos. Ao atual Diretor de Ensino, William Benedito da Silva, que vem realizando um excelente trabalho no Campus. Ao Chefe do DAP substituto desde 2014, Paulo de Jesus Abreu dos Santos, que em seu nome agradeço a todos os servidores. Ao atual Reitor, Willian Silva de Paula, que deu continuidade ao trabalho que Bispo vinha desenvolvendo e tem sido um gestor notável. Juntos, trabalhamos em prol da educação”, mencionou. 

 Com o Presidente Jair Bolsonaro e o Prof. Victorio Galli, em Brasília, DF.

 

   As buscas

   Ainda lutando para atender as demandas do IFMT, dará continuidade aos estudos de capacitação e trabalhos para a educação. “Fiquei muito feliz quando o IFMT fez um convênio com o ISCAP – IPP de Porto – Portugal, a fim de capacitar os servidores a nível de Mestrado em dois cursos: Administração e Contabilidade e Finanças. Fiquei orgulhosa ao ser aprovada na seleção para os dois cursos, porém, optei pelo de Contabilidade e Finanças. O convênio ocorreu em 2016 e tive a oportunidade de viajar para o Exterior pela primeira vez para estudar. Agradeço ao IFMT por isso. Em novembro de 2019, defendi minha dissertação “Contabilidade Orçamentária Estudo de Caso do Orçamento do IFMT de Campo Novo do Parecis” e em fevereiro de 2020, fui reconhecida como mestre no Brasil,

   Empreendedorismo

    “Estamos em fase de implantação da CFC – AB SINAL VERDE, um sonho pessoal que começou em 2019 em Campo Novo do Parecis e assim que toda documentação e adequação predial estiver concluída inauguraremos a autoescola. Muita gratidão aos meus sócios e à equipe que fará parte desse empreendimento. Teremos excelentes preços e formas de pagamentos”, anunciou, completando que o lema da autoescola é qualidade e consciência no trânsito.

   Às mulheres

   “Mulheres, jamais desistam dos seus sonhos e de seus objetivos! Por mais que a vida lhes traga sacrifícios, dias escuros e momentos turbulentos, não desistam jamais! Para vencer, basta querer. Todos os dias repita: eu sou linda! Eu me amo! Eu posso! Eu consigo”, aconselhou.

   Sobre educação

   A educação é o caminho para a transformação humana, por isso dedique-se, atualize-se e profissionalize-se! Sempre queira mais, sempre faça mais do que você pode! Seja de fibra, seja de ferro!

   

 Sobre sua vida pessoal e lazer

 

 “Gosto de ir para o sítio e apreciar tudo o que existe de mais simples, principalmente participardas brincadeiras de carreira de cavalos. Sou apaixonada por carreira de cavalos! Adoro uma música sertaneja como toda goiana, sentar num barzinho com uma música ao vivo, tomar um bom vinho, ou uma cervejinha e dar belas risadas com os amigos e amigas”, descontraiu.

 

 

 

Samila Dalva de Jesus Silva (65) 98421-6128

Fonte: Ellos In Revista