currículo na internet, aquele que você cadastra dentro dos sites, por exemplo, e o bom e velho currículo impresso (ou feito em Word, o que dá na mesma) tem algumas diferenças significativas que devem ser levadas em consideração por quem está procurando emprego.

Currículo na internet deve conter mais informações

Em primeiro lugar, diferentemente do currículo impresso, que não deve ultrapassar uma ou duas páginas, o currículo online deve conter o máximo de informações sobre o candidato. Isso porque a análise inicial dos currículos online chega ao recrutador através de uma plataforma, e vai concorrer com vários currículos que serão enviados para mesma vaga. Só envie o currículo para vagas que você esteja apto, leia atentamente a descrição da vaga. Observe as perguntas, você deve preencher o currículo apresentando habilidades, cursos e experiências com os termos corretos, da forma como são buscados pelos recrutadores.

Objetivo profissional deve contar todos os cargos similares ou relacionados

Outra diferença relevante está no preenchimento do objetivo profissional. Diferentemente do currículo impresso, em que ele é único, na versão online é importante incluir todos os cargos similares ou relacionados. Isso porque as companhias buscam candidatos por nomes diferentes que, muitas vezes dizem respeito à mesma função. Se você incluir os similares, tem mais chances de aparecer nas buscas

Por exemplo, se você for uma secretária, coloque também, secretária executiva, secretária de diretoria e similares.

                                                 Publicidade

                                                Publicidade

Os dados devem estar SEMPRE atualizados

A necessidade de manter seus dados atualizados também aumenta na versão online. Não espere para fazer isso só quando encontrar um anúncio interessante. Muitas empresas postam vagas no site e tem pressa em contratar. Manter um currículo que contenha dados profissionais, informações de carreira, experiências de trabalho, habilidades e cursos aumenta as suas chances. Os dados atualizados farão também com que o currículo apareça na frente dos demais nos resultados.

Cuidados essenciais com o currículo

Alguns outros cuidados valem para todo tipo de currículo. São eles:

  • Acerte o português.
    Escrever errado ou digitar com pressa pode gerar erros e demonstrar falta de interesse ou cuidado.
  • Cuidado com a linguagem.
    É fundamental chamar a atenção do selecionador logo no primeiro momento, para que assim ele continue analisando seus dados profissionais. Para isso, tome alguns cuidados, como deixar seus objetivos profissionais condizentes com suas experiências. Não minta.
  • Saiba aproveitar o alcance das redes sociais.
    Cuidado com suas postagens nas redes sociais, as empresas estão de olho. Publique conteúdos interessantes, mostre que está atenada(o) na sua profissão.
  • Foto no Currículo

      Se pedir foto, escolha meio corpo e foto profissional, evite foto como se estivesse postando em redes sociais, lembre se vai ser analisado(a).

  • Prepare-se para a entrevista virtual.
    Essa é uma das ferramentas mais aproveitadas pelas companhias que utilizam o recrutamento e seleção online. É uma entrevista prévia em que o selecionador consegue fazer uma avaliação geral do candidato, avaliando os quesitos básicos necessários e ajudando a adiantar as próximas etapas do processo seletivo. Por isso, é importante se preparar para este momento, tomando os devidos cuidados, como não abreviar palavras e pesquisar a área de mercado da empresa. Lembre-se que uma entrevista virtual é tão importante quanto uma entrevista presencial.

      Acesse:

       https://www.ligligcnp.com.br/cliente/balcao-de-emprego/1/lista-vagas-disponiveis.html

                           Boa sorte!